terça-feira, 28 de julho de 2009

Considerações finais

Ufa!!!! Enfim.... mas um período termina!!! Vamos dizer que foi um período meio turbulento em relação a nova prática adotada... a tão comentada na FEBF, criação do blog!!!
Tal criação foi bastante nova das adotadas até aqui. E que apesar das pedras no caminho, na sua criação e elaboração, a disciplina de TAELP em si, foi de grande importância para a minha vida acadêmica, pois pude compreender melhor a questão da iniciação da leitura e da escrita no convívio da criança. Poderemos utilizar assim na prática a abordagem socioconstrutivista, com o uso de materiais de fazem parte do cotidiano da criança, deixando de lado o pré-histórico be-a-bá, que torna a aprendizagem totalmente mecânica e pouco atrativa para a criança!
A abordagem realizada sobre os conteúdos foi de clara compreensão e os textos ajudarão futuramente no papel de educadora numa turma de alfabetização. Volto afirmar que a criação do blog foi uma grande novidade no meio da minha história acadêmica, acredito que também para os meus colegas, pois foi algo totalmente novo do que apresentado até aqui na universidade.
Tenho que admitir que a construção e elaboração deste blog não foi nada fácil, senti muita dificuldade com a utilização desta nova ferramenta tecnológica, também com a questão dos prazos para as postagens. Acredito que pequei por não relacionar a teoria com a prática, que se tratava de um dos descritores para a elaboração do blog. Porém utilizei de outras ferramentas para incrementar o blog, como a barra de vídeo,contador de visitas e formatei da melhor forma possível.
Enfim.... Partindo da proposta inicial de construção do blog como procedimento inerente à avaliação formativa acredito que servirá como ótima forma de reflexão podendo assim vivenciar nitidamene a avaliação propriamente dita e sendo uma das práticas inovadoras como a construção do mesmo.

Um comentário:

Unknown disse...

Bruna, em meu blog, eu coloquei as orientações sobre estes dois últimos descritores:
SÍNTESE CONCLUSIVA:
Para a "Síntese Conclusiva", utilizem o Plano de Curso que foi enviado. Façam um apanhado geral do que foi lido, discutido e estudado em nossas aulas. Esta síntese deve funcionar como uma espécie de "Considerações finais", em que se levantam os objetivos atingidos, resultados obtidos e possíveis desafios seguintes.

"Avaliação do processo de produção do portfólio", retomem os tópicos teóricos do texto que foi lido no início do semestre (Construindo o portfólio eletrônico). Coloquem sua visão sobre seu desenvolvimento, sobre suas aprendizagens, sobre suas superações, sobre a possibilidade de dar continuidade à utilização do blog, sobre a possibilidade de aplicar em sua prática profissional.
Você iniciou, mas é preciso desenvolver um pouco mais para atender os dois descritores plenamente...