terça-feira, 28 de julho de 2009

9ª aula de TAElP

Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem

Emilia Ferrero apesar de ter a influência de Piaget em seus estudos sobre a aquisição da leitura e da escrita não utilizou das fases de desenvolvimento da criança abordadas por Piaget para contribuir diretamente no trabalho da psicogênese da escrita. Aprofundando suas concepções sobre a escrita Emilia questiona com ocorre o sistema de incorporação do conhecimento e é necessário compreender como acontece a passagem de um nível para outro, na construção do próprio conhecimento.
A aquisição do conhecimento da leitura e da escrita ocorre de forma processual e ocorrem numa certa ordem:os modos de representação pré-alfabéticos, silábicos e por fim os modos de representação silábico-alfabéticos. Cada nível que a criança passa caracteriza uma forma em que a mesma se relaciona com o objeto absorvendo certa informação ou não. Tais investigações permitem encontrar com os grandes problemas cognitivos descritos como quando a criança procura compreender a representação da escrita ou as formas em que as letras se apresentam.Emilia Ferrero procurará apresentar apenas algumas características num determinado período de desenvolvimento.
1ª frase – icônico / primitivo É a primeira escrita da criança. Nesta fase a criança procura se expressar através de garatujas que representam “a escrita” da criança. 2ª fase – pré silábico: Nesta fase já há uma evolução no processo de escrita pois o aluno já estará o aluno repetirá o mesmo processo de escrever a mesma palavra gato só que fará isto tentando escrever letras, esta é feita de forma simples e sem sentido, pois a criança nem conhece o que é uma sílaba, mas há a tentativa de representar esta palavra, que não precisa ser as letras do alfabeto. O aluno sabe que a escrita é diferente dos desenhos.3ª fase – Silábico
4ª fase – Silábico – alfabético: Nesta a criança já percebe os sons e entende que há uma letra para cada som que ela distingue, mesmo assim ela usa representações não convencionais.· Borboleta – bobeta / mariposa – ma ip sa (esta criança já sabe que mariposa tem letras m, a, i, p, s, a ela já pré letrada.
5ª fase – Alfabético: Cada som é simbolizado por uma letra, através de representações convencionais.· Mato – mato
Há uma relação direta do nome com os diversos materiais escritos atribuindo o nome em um texto em que não há o mesmo descrito. Em outro momento correspondem a quantidade de elementos a quantidades de letras utilizadas para representar a palavra ex.:6 gatos = 6 letras para escrever a palavra. Outra hipótese é a hipótese da quantidade mínima quando é atribuído as letras de acordo com as características do objeto.

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