Texto: Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola: perspectiva sociolingüística
Através das reflexões realizadas podemos perceber que muitas vezes a escola subestima a inteligência da criança acreditando que a mesma vai freqüentar a escola sem nenhum conhecimento. Conforme podemos confirmar através da leitura, antes mesmo de freqüentar a escola, as crianças já começam a dominar e a ter o contato com materiais escritos. E é muito importante considerar as habilidades que os alunos possuem antes da prática da leitura e da escrita pois as crianças já reconhecem que a escrita possui certa significação a partir da observação de pessoas que são próximas a ela.
Para Jacobson, não existe apenas um modelo de alfabetização, vivemos em tempos e espaços diferentes e em realidades sociais distintas. É necessário uma visão crítica de como alfabetizar e reconhecer a realidade do aluno e trabalhar de forma em que se valorize tal realidade. Há variações nas formas que são utilizadas a leitura e a escrita, e se o contexto da alfabetização familiar se parecer com a da escola ficará muito mais fácil de ocorrer, caso contrário encontrarão muita dificuldade e é preciso trabalhar a oralidade de várias formas.
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