quinta-feira, 21 de maio de 2009

Atividades

Atividade 1: Poesia

Objetivos:

  • Desenvolver a memorização
  • Estimular a pronúncia clara dos sons
  • Ampliar o repertório literário
  • Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas
  • Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias)
  • Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
  • Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade
  • Aprender a expressar-se num grupo.

    Faixa etária: 6 anos

    Desenvolvimento

1ª etapa: Acomodar os alunos em roda e ler uma poesia expressando os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.

2ª etapa: Propor ao grupo a idéia de organizar um sarau (apresentação) de poesias. Cada um deve memorizar uma poesia (emprestar o livro ou o texto para que possam levar para casa e tenha auxílio de um adulto para decorar). Mesmo que não saiba ler convencionalmente, a criança pode estabelecer relações entre o que é falado e o que está escrito, pois tem o texto sabido de cor. A poesia não pode ser extensa, pois dificultará.

3ª etapa: Promover situações de escrita a partir de algumas poesias. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e exploração de rimas (terminação igual das palavras). Os textos memorizados retiram a dificuldade de saber o que escrever fazendo com que as crianças ainda em fase de alfabetização inicial possam pensar somente no como escrever. A tarefa é facilitada, no caso das poesias, pelas rimas e repetições das palavras. Você poderá também promover jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração relacionada ao título, sempre a partir de poesias já memorizadas pelas crianças.

4ª etapa: Promover a produção de um folder para ser distribuído no dia do sarau. Pedir que os alunos em dupla elaborem desenhos sobre as poesias.

5ª etapa: Apresentação das poesias. Ao final do projeto espera-se que a criança seja capaz de reconhecer características do texto poético, expressar-se e apresentar-se em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia escolhida.

Fonte: Revista Nova Escola – Acervo on line

Atividade 2: Reescrita de histórias conhecidas

Objetivos :

  • Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor.
  • Desenvolver a interpretação.
  • Desenvolver a compreensão na leitura associando ao entendimento da história com as ilustrações
  • Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
Faixa etária: 6 anos

Desenvolvimento:

1ª etapa: Em roda, leia para os alunos uma história infantil como o conto da Chapeuzinho Vermelho e comunique que depois ele será recontados pelo grupo e ditados para você.

2ª etapa: Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

3ª etapa: Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.


4ª Etapa: Apresente o texto produzido pelos alunos em roda oralmente e visualmente.

Fonte: Revista Nova escola - acervo on- line

Atividade 3: Alfabeto em livro

Objetivo:

  • Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas;

    Está atividade tem por objetivo estimular a reflexão sobre a língua escrita, permitindo que se apropriem e compreendam a língua como objeto de conhecimento e a sua relação.

Faixa etária: 6 anos

Desenvolvimento:

Em uma roda de conversa informal com as crianças, levaremos as mesmas a falarem palavras associando a sua letra inicial. As letras serão mostradas pelo professor, sempre uma letra de cada vez do alfabeto.

Ex: O professor mostra a letra A e os alunos falarão palavras que se iniciem pela letra A. Ex.: Abelha, avião, etc.

Logo após o aluno levará para casa a cada dia uma folha de papel sulfite com uma letra do alfabeto, antes trabalhada em aula, conforme demonstrado anteriormente. Então os alunos terão que pesquisar junto aos seus familiares palavras que começam com a letra, procurando objetos nos armários, nas gavetas, nas bulas dos remédios, na geladeira, etc.

A atividade deve trabalhar todas as letras do alfabeto, obedecendo à seqüência, para levar os alunos a perceberem, de forma contextualizada, os diferentes tipos de letras, os usos que fazemos delas e sua presença em diversos portadores de textos, como as embalagens e rótulos de produtos.
Ao final da atividade cada criança terá um livro do alfabeto com várias palavras e nomes que começam com as letras.

Atividade 4: Ditado visual

Objetivo:

  • Reconhecer a ortografia das palavras.

Faixa etária: 6 anos

Desenvolvimento:

Este ditado segue o mesmo esquema do ditado falado, porém ao invés do professor pronunciar a palavra ele mostrará o objeto ou a gravura.
Conforme o professor ir mostrando o objeto os alunos escreverão a palavra. Logo após o ditado, o professor corrigirá as palavras colocando-as de forma correta no quadro, fazendo com que todos vejam a forma correta de como as palavras se escrevem.

*Sugestão: O professor poderá também trocar as fichas do ditado dos alunos fazendo com que um colega corrija os erros dos amigos.
Poderá também propor que os alunos criem uma história a partir dos objetos do ditado, utilizando assim de forma ortograficamente correta o uso das palavras.

Um comentário:

Prof. Ivan Amaro disse...

Excelentes as atividades selecionadas! Parabéns pelo seu blog. A organização está muito bacana! Isso facilita a leitura, a apreciaçao.