segunda-feira, 18 de maio de 2009

O que é tipologia e gênero textual?

Diferenciar o gênero textual da tipologia textual é de grande importância para que o educador compreenda os tipos de produções de textos existentes desenvolvendo assim com o seu uso, competências para que o educando conheça os vários tipos de produções da língua escrita e possa utilizá-las em sua produção nos diferentes modos de interação e interlocução.
Podemos perceber claramente as diferenças entre a tipologia textual e o gênero textual:
  • Tipologia Textual - São os diferentes tipos de texto. Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias da narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
  • Gênero Textual - Refere-se às diferentes formas de expressão textual. Este é definido através do uso de textos materializados encontrados no cotidiano, além de possuir sua função social apresentando características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos e também por sua estrutura e estilo. São exemplos de gênero textual: poesias, fábulas, histórias em quadrinho, jornal, revistas cônicas, contos, prosa, aviso, comunicado, carta, telegrama, bilhete, etc.

Identificar as características entre tipologia e gênero textual contribuem para a aquisição da língua e conseqüentemente para a aprendizagem, valorizando os seus aspectos e a realidade social através do diferentes gêneros textuais existentes.


4 comentários:

Anônimo disse...

Genial brief and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

esse blog e muito bom ele expressa respostas enteresantes que eu acho que en nenhum tem

Anônimo disse...

yes.genial brief and this enter helped yes thank you you irmomation