Pensando na avaliação como uma construção do indivíduo a partir das suas próprias vivências e sendo o educando sujeito e objeto do conhecimento, surge a necessidade de construirmos práticas inovadoras refletindo a avaliação como um processo de construção do conhecimento e não como um ato acabado de seleção dos mais aptos e capazes. Uma das formas para se fazer uso destas idéias, é a utilização do portfólio como uma das alternativas para a construção do conhecimento colocando assim sua construção como um desafio para os futuros professores.
Alguns objetivos da avaliação formativa é refletir no próprio uso da avaliação como um instrumento para os avanços na aprendizagem dos educandos, sendo ela uma possibilidade de trabalho pautadas na educação de qualidade, na democracia, ética e no princípios da educação transformadora.
O uso do portfólio tem como objetivo a criação e a reflexão, tendo o aluno como centro de sua própria aprendizagem, sendo ele o responsável pela construção de seu próprio conhecimento. Ele consiste em produções selecionadas sistematicamente pelo aluno através de documentos, trabalhos, reflexões e possui também ligações com temas relacionados fora do ambiente escolar. Tal atividade é de grande valia pois exige do sujeito a capacidade para organizar suas idéias e conhecimentos na sua produção intelectual, além de poder acompanhar de perto os avanços do processo de aprendizagem participando ativamente do mesmo. Com isso utilizará a reflexão e criará critérios que permitem a formação de objetivos para a aprendizagem, tornado a mesma mais significativa e reflexiva.
O uso do portfólio tem como objetivo a criação e a reflexão, tendo o aluno como centro de sua própria aprendizagem, sendo ele o responsável pela construção de seu próprio conhecimento. Ele consiste em produções selecionadas sistematicamente pelo aluno através de documentos, trabalhos, reflexões e possui também ligações com temas relacionados fora do ambiente escolar. Tal atividade é de grande valia pois exige do sujeito a capacidade para organizar suas idéias e conhecimentos na sua produção intelectual, além de poder acompanhar de perto os avanços do processo de aprendizagem participando ativamente do mesmo. Com isso utilizará a reflexão e criará critérios que permitem a formação de objetivos para a aprendizagem, tornado a mesma mais significativa e reflexiva.
Um comentário:
Bruna, excelente reflexão! Texto coeso, claro e muito coerente! Parabéns! Realmente, sua expressão escrita é muito boa! Siga firme adiante!!
Postar um comentário