Nesta semana discutimos o texto “Contextos de alfabetização na aula” de Ana Teberosky e Núria Ribera. A aula se iniciou com a discussão sobre a definição das visões construtivista, socioconstrutivista e a visão tradicional dentro da alfabetização.
Conforme o apresentado diferentemente da visão tradicional, as crianças já possuem certa bagagem de conhecimentos quando ingressam na escola e o contato com uma diversidade de materiais, ambientes estimuladores e práticas que favoreçam a aprendizagem são fundamentais para o ensino da leitura e da escrita.
Conforme o apresentado diferentemente da visão tradicional, as crianças já possuem certa bagagem de conhecimentos quando ingressam na escola e o contato com uma diversidade de materiais, ambientes estimuladores e práticas que favoreçam a aprendizagem são fundamentais para o ensino da leitura e da escrita.
Assim sendo a visão tradicional se opõe a visão construtivista que possui como temática o trabalho cognitivo por meio do ambiente familiar e social e da própria vida da criança. Já a visão socioconstrutivista, parte da idéia de conhecimentos frutos de um ambiente familiar estimulador, com a presença diversificada de materiais capazes de tornar a criança mais motivada em aprender e a realizar atividades que favoreçam a esta prática da alfabetização. O texto cita também algumas práticas para a aprendizagem da leitura e da escrita, como o contato de materiais escritos, interação com adultos na participação de atividades e no uso de diversificados gêneros textuais que favoreçam a aprendizagem, diferentemente da visão tradicional.
As autoras apresentam atividades, contextos, que favorecem e enriquecem o trabalho dentro da prática da leitura e da escrita, elas são fontes de informação e servem como intervenções importantes no processo de aquisição da lingua escrita.
As autoras apresentam atividades, contextos, que favorecem e enriquecem o trabalho dentro da prática da leitura e da escrita, elas são fontes de informação e servem como intervenções importantes no processo de aquisição da lingua escrita.
O que notamos hoje em dia é que muitas vezes a escola não valoriza tais conhecimentos que fazem parte da realidade social da criança, transformando assim a sua prática mecânica, pouco atrativa e descontextualizada da realidade.
Um comentário:
Boa reflexão. Você levantou os tópicos importantes. Porém, faltou um detalhamento maior dos diversos contextos de alfabetização apresentados pelas autoras... Focalizar estes contextos era essencial!!
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