quarta-feira, 27 de maio de 2009

Será que caminhamos nesta direção? A escola do presente vive essa realidade?



Navegando pela net.... encontrei esta charge e achei muito interessante. A figura me leva a refletir sobre a realidade do professor dentro de sua sala de aula, na maioria das vezes é mal remunerado, suas condições de trabalho são muito precárias e encontra alunos que não estão realmente com o própósito em aprender, muitas tratam o professor dentro de sala de aula com o mínimo de respeito.

Sexta aula de TAELP


O professor pediu que analisássemos as questões respondidas por uma outra dupla, ele já tinha enviado por e-mail o trabalho da mesma e também as orientações para a análise dos exercícios reflexivos. Começamos a análise e o professor solicitou que enviássemos por e-mail até domingo ao mais tardar segunda pela manhã os apontamentos das questões.

Quinta aula de TAELP

Faltei a essa aula para colocar as atividades do potfólio em dia. Estive na FEBF mais cedo e reencontrei os colegas Anderson e Catia. Disse-lhes que precisava ir para casa colocar em dia as atividades, quando estava fazendo as reflexões em casa Anderson me ligou avisando que o professor havia passado um trabalho sobre o texto: Oralidade e Escrita. Então na aula da sexta-feira procurei saber com os colegas o que o professor havia passado para não ficar boiando na próxima aula,me disseram que o mesmo passou um trabalho em dupla sobre o texto: Oralidade e escrita, no qual teríamos que responder cinco questões do texto e posteriormente outros colegas iriam fazer apontamentos analisando as nossas respostas.

Quarta aula de TAELP


A aula do dia 07/05 foi realizada na sala 205. Nesta aula o professor tirou algumas dúvidas sobre o blog, como realizar as postagens e ensinou algumas dicas para formatar e fazer maiores incrementações no mesmo. Também deu o endereço de alguns sites que contém sugestões para a formatação. O que achei muito interessante, porém acredito que esta aula deveria ser realizada antes, pois muitos como eu tiveram que quebrar a cabeça na criação e formatação do blog e, se a aula tivesse sido realizada antes ajudaria. Mas mesmo assim foi de grande valia a aula pois deu uma melhor clareada sobre esse "bicho de sete cabeças"rs. Não houve tempo para discutir o texto Oralidade e escrita, que ficou para a semana seguinte.

Terceira aula de TAELP

Na aula foi debatido o texto "Processos Iniciais de leitura e escrita", achei o texto muito interessante pois sintetiza que o processo de produção da leitura não ocorre somente na escola, mas também no cotidiano da criança. O texto discute o conceito de gênero textual, demonstrando que é muito importante o uso dos diferentes tipos de gêneros na escola para que a criança perceba a diferença entre elas e reconheça sua função, seja ela social, comunicativa, etc. Também foi citado o uso de objetos do cotidiano como instrumento para a aprendizagem. Ex.: Rótulos de embalagens, encartes de supermercado, etc.
Logo após a discussão, o professor pediu que nos reuníssemos em grupo para propor atividades sobre os objetivos da página 11 e 13 e que postássemos no blog as seguintes atividades:

  • A diferença entre gênero textual e tipo textual;
  • 3 atividades que contemplem os objetivos da página 11 do texto: Processos Iniciais de leitura e escrita.


Segunda aula de TAELP


Nesta aula foi discutido e detatido o texto "Construindo o portfólio eletrônico". Não fui a esta aula por problemas pessoais e consequentemente colocar as reflexões da aula no blog, porém o texto é de fácil compreensão sobre os conceitos de avaliação formativa e de como construir o portfólio eletrônico, utilizando-o como ferramenta para a avaliação como um processo de construção da própria aprendizagem.

Primeira aula de TAELP



Aula do dia 02/04: Nesta o professor explicou a proposta do curso, falou da carga horária, o foco de trabalho da disciplina e os temas que seriam abordados ao longo do período. Fez uma dinâmica com fichinhas coloridas no qual teríamos que responder algumas perguntas sobre algumas experiências, diria que bem algumas profundas e pessoais... rs.
Cada cartão possuia 4 perguntas, nas quais dariam uma luz para a construção da carta de apresentação do blog. Ah... ele também falou que teriamos que construir um blog. O que isso me assustou um pouco, porque apesar utilizar a internet, o blog seria
uma novidade.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Atividades

Atividade 1: Poesia

Objetivos:

  • Desenvolver a memorização
  • Estimular a pronúncia clara dos sons
  • Ampliar o repertório literário
  • Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas
  • Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias)
  • Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
  • Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade
  • Aprender a expressar-se num grupo.

    Faixa etária: 6 anos

    Desenvolvimento

1ª etapa: Acomodar os alunos em roda e ler uma poesia expressando os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.

2ª etapa: Propor ao grupo a idéia de organizar um sarau (apresentação) de poesias. Cada um deve memorizar uma poesia (emprestar o livro ou o texto para que possam levar para casa e tenha auxílio de um adulto para decorar). Mesmo que não saiba ler convencionalmente, a criança pode estabelecer relações entre o que é falado e o que está escrito, pois tem o texto sabido de cor. A poesia não pode ser extensa, pois dificultará.

3ª etapa: Promover situações de escrita a partir de algumas poesias. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e exploração de rimas (terminação igual das palavras). Os textos memorizados retiram a dificuldade de saber o que escrever fazendo com que as crianças ainda em fase de alfabetização inicial possam pensar somente no como escrever. A tarefa é facilitada, no caso das poesias, pelas rimas e repetições das palavras. Você poderá também promover jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração relacionada ao título, sempre a partir de poesias já memorizadas pelas crianças.

4ª etapa: Promover a produção de um folder para ser distribuído no dia do sarau. Pedir que os alunos em dupla elaborem desenhos sobre as poesias.

5ª etapa: Apresentação das poesias. Ao final do projeto espera-se que a criança seja capaz de reconhecer características do texto poético, expressar-se e apresentar-se em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia escolhida.

Fonte: Revista Nova Escola – Acervo on line

Atividade 2: Reescrita de histórias conhecidas

Objetivos :

  • Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor.
  • Desenvolver a interpretação.
  • Desenvolver a compreensão na leitura associando ao entendimento da história com as ilustrações
  • Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
Faixa etária: 6 anos

Desenvolvimento:

1ª etapa: Em roda, leia para os alunos uma história infantil como o conto da Chapeuzinho Vermelho e comunique que depois ele será recontados pelo grupo e ditados para você.

2ª etapa: Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

3ª etapa: Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.


4ª Etapa: Apresente o texto produzido pelos alunos em roda oralmente e visualmente.

Fonte: Revista Nova escola - acervo on- line

Atividade 3: Alfabeto em livro

Objetivo:

  • Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas;

    Está atividade tem por objetivo estimular a reflexão sobre a língua escrita, permitindo que se apropriem e compreendam a língua como objeto de conhecimento e a sua relação.

Faixa etária: 6 anos

Desenvolvimento:

Em uma roda de conversa informal com as crianças, levaremos as mesmas a falarem palavras associando a sua letra inicial. As letras serão mostradas pelo professor, sempre uma letra de cada vez do alfabeto.

Ex: O professor mostra a letra A e os alunos falarão palavras que se iniciem pela letra A. Ex.: Abelha, avião, etc.

Logo após o aluno levará para casa a cada dia uma folha de papel sulfite com uma letra do alfabeto, antes trabalhada em aula, conforme demonstrado anteriormente. Então os alunos terão que pesquisar junto aos seus familiares palavras que começam com a letra, procurando objetos nos armários, nas gavetas, nas bulas dos remédios, na geladeira, etc.

A atividade deve trabalhar todas as letras do alfabeto, obedecendo à seqüência, para levar os alunos a perceberem, de forma contextualizada, os diferentes tipos de letras, os usos que fazemos delas e sua presença em diversos portadores de textos, como as embalagens e rótulos de produtos.
Ao final da atividade cada criança terá um livro do alfabeto com várias palavras e nomes que começam com as letras.

Atividade 4: Ditado visual

Objetivo:

  • Reconhecer a ortografia das palavras.

Faixa etária: 6 anos

Desenvolvimento:

Este ditado segue o mesmo esquema do ditado falado, porém ao invés do professor pronunciar a palavra ele mostrará o objeto ou a gravura.
Conforme o professor ir mostrando o objeto os alunos escreverão a palavra. Logo após o ditado, o professor corrigirá as palavras colocando-as de forma correta no quadro, fazendo com que todos vejam a forma correta de como as palavras se escrevem.

*Sugestão: O professor poderá também trocar as fichas do ditado dos alunos fazendo com que um colega corrija os erros dos amigos.
Poderá também propor que os alunos criem uma história a partir dos objetos do ditado, utilizando assim de forma ortograficamente correta o uso das palavras.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O que é tipologia e gênero textual?

Diferenciar o gênero textual da tipologia textual é de grande importância para que o educador compreenda os tipos de produções de textos existentes desenvolvendo assim com o seu uso, competências para que o educando conheça os vários tipos de produções da língua escrita e possa utilizá-las em sua produção nos diferentes modos de interação e interlocução.
Podemos perceber claramente as diferenças entre a tipologia textual e o gênero textual:
  • Tipologia Textual - São os diferentes tipos de texto. Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias da narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
  • Gênero Textual - Refere-se às diferentes formas de expressão textual. Este é definido através do uso de textos materializados encontrados no cotidiano, além de possuir sua função social apresentando características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos e também por sua estrutura e estilo. São exemplos de gênero textual: poesias, fábulas, histórias em quadrinho, jornal, revistas cônicas, contos, prosa, aviso, comunicado, carta, telegrama, bilhete, etc.

Identificar as características entre tipologia e gênero textual contribuem para a aquisição da língua e conseqüentemente para a aprendizagem, valorizando os seus aspectos e a realidade social através do diferentes gêneros textuais existentes.


Impressões sobre a Avaliação Formativa


Pensando na avaliação como uma construção do indivíduo a partir das suas próprias vivências e sendo o educando sujeito e objeto do conhecimento, surge a necessidade de construirmos práticas inovadoras refletindo a avaliação como um processo de construção do conhecimento e não como um ato acabado de seleção dos mais aptos e capazes. Uma das formas para se fazer uso destas idéias, é a utilização do portfólio como uma das alternativas para a construção do conhecimento colocando assim sua construção como um desafio para os futuros professores.
Alguns objetivos da avaliação formativa é refletir no próprio uso da avaliação como um instrumento para os avanços na aprendizagem dos educandos, sendo ela uma possibilidade de trabalho pautadas na educação de qualidade, na democracia, ética e no princípios da educação transformadora.
O uso do portfólio tem como objetivo a criação e a reflexão, tendo o aluno como centro de sua própria aprendizagem, sendo ele o responsável pela construção de seu próprio conhecimento. Ele consiste em produções selecionadas sistematicamente pelo aluno através de documentos, trabalhos, reflexões e possui também ligações com temas relacionados fora do ambiente escolar. Tal atividade é de grande valia pois exige do sujeito a capacidade para organizar suas idéias e conhecimentos na sua produção intelectual, além de poder acompanhar de perto os avanços do processo de aprendizagem participando ativamente do mesmo. Com isso utilizará a reflexão e criará critérios que permitem a formação de objetivos para a aprendizagem, tornado a mesma mais significativa e reflexiva.